Você está em:
Renda Extra Trabalhando em Casa

Trabalhar remotamente e iniciar seu próprio negócio em casa é algo que vem crescendo em popularidade nos últimos tempos e já está conquistando empresas e profissionais no Brasil. A grande vantagem é que alguns desses negócios exigem pouco investimento inicial.

As oportunidades de trabalho em casa estão se tornando mais comuns, oferecendo maneiras de complementar a renda ou ganhar um salário integral. Atualmente, no Brasil, milhões de indivíduos autônomos adotaram ideias de negócios em casa e trabalham regularmente no conforto do seu lar. E você não irá ficar de fora dessa, não é mesmo?

Há muitas razões convincentes para querer a flexibilidade que o home office pode oferecer. Se você procura uma mudança no seu estilo de trabalho ou deseja ser seu próprio chefe, são muitas as oportunidades, basta você ver qual se adequa mais às suas habilidades e preferências.

E para lhe ajudar em sua pesquisa e inspirar ainda mais, reunimos esta lista com as 28 melhores ideias de negócios para trabalhar em casa. Se ainda está em dúvida se vale a pena ou não arriscar no Marketing Digital, eu costumo orientar aos que me perguntam que é para eles colocarem a foto do chefe na tela do computador. Quer inspiração maior do que essa? Tenho certeza que você buscará por alternativas para obter outra fonte de renda.

Mas antes, gostaria de deixar claro alguns fatos sobre o home office e que você precisa saber:

  • Home office não significa ganhar muito trabalhando pouco

Que você poderá ganhar uma grana boa trabalhando em casa pode até ser verdade, mas jamais você irá trabalhar pouco. Então se prepare para isso, caso contrário você irá desanimar muito rápido. Com o Marketing Digital em alta, você poderá alcançar clientes jamais imaginados.

É fato que comparado ao trabalho tradicional em que estamos inseridos, o home office é muito mais vantajoso, no entanto, você deverá se dedicar bastante e persistir para que os seus sonhos se tornem reais.

  • Home office não significa necessariamente trabalhar em casa

A ideia aqui é que você seja o seu chefe e possa resolver seus negócios para obter uma renda extra a partir de casa trabalhando principalmente com o Marketing Digital. Mas isso não significa que você não deverá sair do seu lar para alavancar as vendas. É claro que muitos negócios são totalmente dependentes de meios virtuais e isso é suficiente para você não precisar sair de casa. Porém, se o seu negócio passar para o mundo físico, aí sim será necessário um “passeio” pela rua.

  • Não confunda home office com relaxar em casa

Home office significa ter métodos de trabalho que podem ser estabelecidos dentro do seu lar, mas isso não significa que você deverá manter a TV ligada enquanto passa aquela série favorita ou o seu time de futebol está jogando e conta com a sua torcida. Tenha um planejamento e disciplina. Se o seu foco é ter uma renda extra, então saiba que você é forte o suficiente para chegar em casa após um dia de serviço fora, tomar um banho, talvez tomar um café, curtir a família e partir para o trabalho novamente, só que em casa. Não despreze o relógio e use-o a seu favor. Concentre-se na sua tarefa e naquilo que é mais importante para você.

Trabalhar em casa renda extra

Agora que alguns fatos foram esclarecidos vamos à nossa lista de oportunidades de negócios em home office como forma de renda extra:

#1 Venda Fotografias

Se você gosta de tirar fotos e tem um talento especial para capturar o momento perfeito, talvez começar um negócio de fotografia possa ser uma ideia brilhante para você.

A venda de fotos online é sim uma fonte de renda extra e muitas pessoas estão atentas a isso. E mesmo que você não tenha uma câmera profissional ou mesmo que você possua apenas um celular, tudo o que você precisa é de uma foto de qualidade. Existem muitos cursos profissionais por aí e vídeos gratuitos na internet que poderá elevar o seu nível e ensinar como capturar as melhores imagens.

Você poderá vender as suas imagens para sites como:

- Adobe Stock

- Shutterstock

#2 Crie Sites sobre algo que você domina

Talvez você domina um determinado assunto e gostaria de obter uma renda extra através das suas habilidades e conhecimento. Por que não criar um site? E não adianta dizer “eu não sei como criar um site, nunca fiz isso”, pois não irei aceitar essa desculpa. Existem muitos criadores por aí que poderá lhe ajudar a criar um site simples, funcional e por um valor super em conta.

Se domina, por exemplo, o setor da construção civil, você poderá criar um site com artigos com dicas sobre o assunto e vender através de publicidades, ou então criar um aplicativo que venda projetos online. É claro que estes são apenas dois exemplos práticos, mas o leque é grande e vale para qualquer área.

#3 Seja um FreelancerGanhar dinheiro como freelancer

Freelancer é o termo inglês utilizado para denominar o profissional autônomo que trabalha com diferentes empresas e capta seus clientes de forma independente. Em outras palavras, é o profissional que atua sem vínculo empregatício formal com empresas no regime CLT.

Trabalhar como freelancer é uma das melhores opções para quem busca uma renda extra sem precisar sair de casa. Mas você sabe como ser um freelancer e conquistar os primeiros clientes? Um dos passos é estar em sites focados neste nicho e que reúnem o produtor ao cliente.

Você poderá vender aulas online, artigos, conhecimento e vários outros serviços disponíveis nestas plataformas. Se no tópico anterior mencionei que se você não sabe como criar um site a dica é contratar um profissional que saiba, aqui nós estamos do lado de quem sabe fazer algo e quer vender por este algo que sabe fazer.

O site mais conhecido e que indico a você é o Workana. Esta é uma das primeiras plataformas de freelancer da América Latina. O que o diferencia de outras plataformas é o foco em mercados regionais. Além disso, seu sistema de posicionamento permite classificar freelancers e clientes com base na reputação da plataforma, promovendo confiança constante e experiências de boas práticas.

Para acessar o Workana clique aqui

#4 Seja um Assistente Virtual

Se você é o tipo de pessoa que codifica suas agendas por cores e envia convites do calendário do Google para datas de café, ser um assistente virtual pode ser um trabalho divertido e gratificante - que você pode fazer em casa.

Se todos os seus amigos o conhecem como “o(a) organizado(a)”, ser um assistente virtual pode ser a sua ideia de negócio.

Quando executivos ocupados chegam a um ponto em suas carreiras em que não conseguem gerenciar todas as chamadas, e-mails, compromissos e responsabilidades menores, é aí que você entra. Como assistente virtual, você usaria seu telefone, e-mail, conhecimentos de informática e qualquer tipo de ferramentas e aplicativos online para lidar com seus calendários online, agendar compromissos e reuniões, fazer reservas, comprar ingressos, configurar lembretes, organizar eventos, arquivar documentos e muito mais.

#5 Gestor de Mídia Social

Você é daqueles que não larga a internet e as redes sociais e sempre entra nem que seja pra dar uma olhadinha em o que anda acontecendo? Então saiba que este seu tempo pode ser gasto a seu favor sendo um gestor de mídia social.

Hoje, todas as empresas, marcas e figuras públicas precisam de mídias sociais para se envolver com seu público, permanecer relevantes e aumentar o reconhecimento da marca. E essas empresas não possuem tempo ou conhecimento para isso. É aí que você entra oferecendo o seu serviço para gerenciar a marca deles na internet através do Marketing Digital.

E, como se vê, muitas empresas pagam muito caro para as pessoas gerenciarem bem suas contas de mídia social. Você será o gestor virtual da marca, irá compartilhar conteúdo de forma adequada e responder aos clientes de forma inteligente – enquanto obtém preciosas curtidas e likes.

#6 Trabalhe como Afiliado

Se você optou por criar um site como mencionado no #1 desta lista, existem algumas maneiras de monetizar sua página online. Você pode oferecer espaço publicitário, que é um fluxo de receita útil, mas normalmente menor, mas muito mais dinheiro é frequentemente encontrado em patrocínios e marketing de afiliados.

No marketing de afiliados você venderá conteúdos que não são seus e ganhará comissões por indicar através do seu site, por exemplo. Embora isso possa parecer um pouco duvidoso, se você realmente recomenda que seus leitores experimentem esses produtos, então não precisa parecer um vendedor como qualquer um por aí. Os leitores entenderão que você precisa ganhar dinheiro de alguma forma, e muitos apreciarão suas recomendações se forem precisas e sinceras.

Lembra do exemplo que dei sobre criar um blog sobre construção civil? Você poderá vender cursos relacionados à construção civil e ganhar comissão para cada venda realizada.

Isso vale para você que gosta de fazer bolos, comida caseira, maquiagem, pets ou do mundo fitness. Enfim, vale para qualquer coisa que você goste ou não.

O primeiro passo é você se cadastrar em sites que fornecem estes cursos e produtos para você indicar para outras pessoas.

Vou deixar aqui o mais conhecido site de afiliados para você se cadastrar. É o hotmart. O cadastro e o acesso a todos os cursos e produtos é gratuito.

#7 Ganhe dinheiro como Tradutor

Se você domina outros idiomas, esse pode ser o seu negócio para trabalhar no conforto da sua casa. Como tradutor, você pode atender empresas e clientes de várias maneiras. Você pode traduzir artigos, comunicados de imprensa, e-books ou outros trabalhos escritos. Você também pode traduzir vídeos, podcasts ou contribuir com legendas ocultas internacionais para uma variedade de produtos visuais. Além disso, você pode se conectar com empresas internacionais para servir como tradutor para reuniões ou telefonemas.

Com experiência em mais de um idioma e acesso à Internet, você ficará surpreso com o alcance do seu negócio de tradução doméstica. Observe também que muitos tradutores trabalham como autônomos, então é possível que você crie um negócio de tradução e depois realize um trabalho único para vários clientes.

Além disso, o Workana, site que já mencionei aqui, pode ser o ponto de partida para as suas vendas.

#8 Produtor de Vídeo

Com a prevalência do vídeo nas mídias sociais e no marketing, a necessidade de produtores e especialistas em vídeo só cresceu nos últimos anos. Mesmo que você não tenha experiência em corte e edição de vídeo, esta é uma ideia de negócio que você pode aprender facilmente com aulas, tutoriais e orientações gerais.

Além disso, a produção de vídeo pode transcender uma série de diferentes indústrias, estilos e objetivos. Como produtor de vídeo, você não apenas terá a flexibilidade de trabalhar em casa, mas também poderá utilizar sua criatividade diariamente.

#9 Passeador de cães

Ganhar dinheiro como dog walker

O dog walker é o profissional responsável por passear com cachorro.

Geralmente, a pessoa é responsável por guiar vários animais ao mesmo tempo e contornar situações que possam acontecer, como brigas e comportamentos inadequados dos animais.

Se você é daqueles que adora animais esta é uma boa dica.

Com alguns pequenos ajustes em um banheiro, porão ou lavanderia, você pode até ter um salão de cachorros com serviço completo em sua casa.

#10 Designer de Camisetas

A indústria de vestuário no Brasil é um mercado enorme e, como se vê, o negócio de camisetas é relativamente rápido, fácil e indolor de se entrar.

Portanto, se você estiver interessado em entrar no negócio eclético e diversificado de camisetas com uma ideia ou marca própria, alegre-se: essa é certamente uma das melhores ideias de negócios para definir seu próprio horário e tomar suas próprias decisões.

#11 Personal Trainer Online

Como personal trainer, você pode fazer visitas domiciliares, visitar uma academia ou deixar os clientes virem até você (se você tiver o equipamento necessário).

Mas como nosso foco aqui é o home office, você precisa estar muito bem informado sobre tudo, desde exercícios adequados até como motivar as pessoas que querem ficar saudáveis e oferecer tudo isso através de aulas online. Você deve se sentir confortável em se aproximar de seus clientes para aprender o que funciona melhor para eles e fazer parecer que a aula é presencial.

#12 Decorador de Interiores

Se você gosta de composição, organização e de revistas relacionadas à decoração de ambientes, pense em se tornar um decorador de interiores. Faça parcerias com lojas de móveis locais e empresas de design (com o conhecimento de seus clientes) para obter bons negócios, ajude a decorar espaços públicos e interiores de empresas, bem como casas e apartamentos, e informe a todos dentro e fora de sua rede que seus serviços estão disponíveis.

#13 Ajude outras pessoas a ficarem mais belas

Você é a pessoa que seus amigos procuram para ajudar com o cabelo e a maquiagem? Nesse caso, você pode decidir iniciar um salão de beleza em casa ou um negócio de maquiagem artística. Você pode montar um pequeno local em sua casa com boa iluminação e as ferramentas necessárias para atender seus clientes, além de criar um kit para oferecer cortes e maquiagem na casa de seus clientes.

Este nicho possui muito potencial e se você dominar e gostar do assunto, considere iniciar um blog sobre este nicho de beleza ou um canal de tutorial no YouTube e uma página no Instagram.

#14 Cerveja Artesanal

Com a crescente popularidade das cervejas artesanais, você pode considerar fazer cerveja em sua própria casa. Embora esse negócio exija pesquisa, treinamento e equipamentos, pode ser sustentável se você comercializar e vender seu produto adequadamente.

Se você está particularmente atraído pelo processo de fabricação de cerveja, mas não quer se envolver em todas as outras áreas envolvidas na venda de cerveja, você pode procurar a fabricação de cerveja por contrato, onde você ajuda as empresas a fabricar e embalar sua cerveja. De qualquer forma, esse pode ser um ótimo negócio prático, especialmente se você gosta de experimentar e descobrir como a melhor cerveja é feita.

A dica que dou é a seguinte: não concentre todos os seus esforços neste nicho achando que logo estará produzindo cerveja e vendendo em todos os mercados, pois a realidade é diferente. Se você procura por renda extra, produzir cerveja artesanal é uma boa opção e você pode sim começar em casa, mas para ser grande mesmo, você precisará de três fatores: alto investimento, trabalho árduo e tempo.

#15 Inicie uma Loja Online

Ganhe dinheiro com ebook

Antigamente, se você tinha um produto para vender, também tinha que ter uma vitrine e todos os custos associados a ele. Hoje em dia, você pode vender qualquer coisa para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo através do Marketing Digital.

Esteja você comercializando o mel orgânico de seu apiário de quintal, fazendo doces e bolos deliciosos ou vendendo roupas de cama personalizadas que você mesmo borda, você pode encontrar um mercado para seus produtos online e vender na internet através das redes sociais.

Hoje, várias pessoas vendem produtos através do Instagram e ganham muito com isso.

#16 Crie um Blog

Criar um blog ainda é sucesso considerando o potencial de venda que ele pode fornecer.

Leva algum tempo para aumentar o público e encontrar maneiras de monetizar seu blog, mas se você gosta de compartilhar seu ponto de vista com o mundo, pode ganhar muito dinheiro e trabalhando em casa.

Você pode iniciar um blog sobre um tópico pelo qual é completamente apaixonado com investimento mínimo.

Você pode ganhar dinheiro com seu blog através de links de afiliados, onde você ganha uma comissão por anunciar/recomendar um produto; anúncios em seu blog; postagens patrocinadas oferecendo um produto ou serviço (use o blog como sua vitrine, uma forma de direcionar tráfego e atrair clientes).

#17 Seja Freelancer na Fiverr

A Fiverr é uma plataforma online de serviços freelancers. Nela, clientes e profissionais de todas as partes do mundo podem interagir em torno da prestação de serviços.

Por ser uma nova alternativa de trabalho no mercado de profissionais autônomos, a Fiverr Brasil pode apresentar um campo interessante a ser explorado. Além disso, o site também é acessível para profissionais autônomos iniciantes e por trabalhar com um preço acessível.

Se você pensa em vender o seu conhecimento por um preço acessível e que possa vender mais rápido, sugiro se cadastrar na plataforma da Fiverr e começar a vender as suas ideias.

#18 Escreva e publique um e-book

Agora que qualquer um pode ter seu trabalho publicado online, é possível para qualquer um fazer uma fortuna com sua escrita.

O maior exemplo recente é a trilogia 50 Tons de Cinza, mas há muitos autores aproveitando a facilidade da publicação eletrônica.

Se você gosta de ler e escrever e está disposto a fazer sua própria promoção (e ter um blog pode ajudar muito nesse caso), escrever um e-book é uma excelente maneira de ganhar dinheiro rápido em casa.

#19 Ganhar Dinheiro Respondendo Pesquisas

Você sabia que pode ganhar dinheiro com pesquisas?

Embora existam muitas empresas de pesquisa por aí, sugiro você pesquisar pelas Opiniões de Valor, Univox, Toluna, My iyo, Smart Research, LifePoints e QualiBest. Dependendo da sua demografia, você pode ganhar de $ 2,00 por hora a $ 5,00 por hora completando pesquisas.

No entanto, preencher pesquisas não é a única maneira de ganhar dinheiro! Você também se tornará candidato a grupos focais, convidado a assistir a vídeos e resenhas e até ganhar dinheiro jogando!

#20 Torne-se um guia turístico

Você pode adorar explorar todos os cantos divertidos de sua cidade natal, mas pode não pensar em fazer desse hobby um negócio.

Essa é uma ideia especialmente boa se você puder oferecer passeios temáticos ou outros passeios de nicho.

Embora seja possível criar um site que divulgue os passeios que você oferece, você também pode criar “experiências” e comercializá-las em sites como aqui na Vivago ou através de divulgação em redes sociais. Isso ajudará você a alcançar um público mais amplo quando estiver começando e também pode criar algum reconhecimento de marca sobre seus passeios.

Além disso, você poderá fazer parcerias com estabelecimentos locais, tais como restaurantes, pousadas e lojinhas de artigos e levar os clientes para conhecê-los.

#21 Design Gráfico

As empresas sempre precisam de designers gráficos para ajudá-los a transmitir informações visualmente por meio de logotipos, anúncios, pôsteres, sites e similares.

Embora seja possível ser um designer gráfico totalmente autodidata, a maioria tem uma certificação ou um diploma.

Além do custo do software de design, esse negócio tem muito pouca sobrecarga e pode ser feito em qualquer lugar com um computador dedicado.

Se você tem o tipo de habilidades de design gráfico que as empresas precisam e tem os recursos para comprar o software necessário para começar, essa pode ser a ideia de negócio baseado em casa para você.

#22 Venda seus Produtos na Etsy

Para aqueles que não conhecem, o Etsy é uma plataforma online que tem como objetivo ligar pessoas que produzem artigos artesanais ou vintage aos consumidores desses artigos.

Todo mundo adora móveis feitos à mão. Se você já está gastando tempo em sua oficina, por que não vender seus produtos? O mesmo vale se você puder fazer outros artesanatos, como velas, decoração de casa em geral, chinelos, sandálias, pinturas ou colchas.

O Etsy é um excelente lugar para começar a vender sem ter que ter uma loja física. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta, tirar fotos de seus itens e definir um preço. O único momento em que você precisa sair de casa é quando precisa ir aos correios para enviar seus itens aos novos proprietários.

#23 Dar aulas de música

Dar aulas de piano, violão, bateria ou de canto fora de sua casa é uma maneira obvia de casais que ficam em casa ganharem um pouco de dinheiro extra. Isso vale é claro para você que é expert em algum instrumento e gostaria de compartilhar seus conhecimentos com outra pessoa.

Embora você possa dar aulas de música pessoalmente, alguns sites permitem que você comercialize seus serviços ou até mesmo dê aulas de música online.

#24 Invista em ações

Semelhante ao setor imobiliário, o investimento em ações tem servido há muito tempo como uma maneira de ganhar a vida sem a necessidade de um chefe ou um escritório.

Porém, este tipo de negócio deve ser avaliado com cautela e cuidado devido ao alto risco. Certamente, aqui apresento uma opção para você conhecer e que pode trazer ótimos resultados se você trabalhar da forma correta e com responsabilidade.

Felizmente, muitas das principais corretoras nem cobram comissões nos dias de hoje. Isso torna incrivelmente mais acessível começar e manter suas taxas de negociação de longo prazo no mínimo.

#25 Invista em criptomoedas

Ganhe dinheiro com criptomoedas

Assim como investir em ações é algo que deve ser realizado com cautela, responsabilidade e muito estudo, investir em criptomoedas é ainda mais arriscado devido à volatilidade deste mundo. Isso não significa que você deve sair correndo sem ao menos conhecer.

Agindo da maneira correta, evitando corretoras desconhecidas e desconfiando de ofertas com a promessa de enriquecimento rápido, você terá uma ótima oportunidade de obter renda extra e quem sabe no futuro viver disso.

As criptomoedas tem deixado muitas pessoas ricas mas também trouxeram prejuízos aos aventureiros de plantão.

Para evitar problemas e conhecer este mundo fantástico das Criptomoedas, vou deixar aqui o link da maior corretora de Criptomoedas do mundo, a Binance. Você poderá se cadastrar com segurança clicando aqui.

#26 Crie um canal no Youtube

Diante de tantas opções em que apresentamos esta é sem dúvidas uma das mais motivantes. Criar um canal no youtube. Você poderá apresentar suas habilidades ou seu conhecimento e compartilhar com pessoas por todo o país sem sair de casa.

Mesmo que você não se sinta confortável diante das câmera, ter um canal no youtube não significa que você deverá aparecer. Para isso existem diversos canais dark que fazem bastante sucesso.

A dica que dou para você que quer ingressar nesta mídia social é não desista do seu objetivo e persista. Ter um canal no Youtube significa disciplina e força de vontade. Com o tempo você poderá obter receita através de publicidade no seu canal.

#27 Venda alimentos gourmet

O mundo gourmet vem crescendo a cada dia que passa, pois a necessidade de experimentar produtos mais variados e com qualidade acima da média vem crescendo e as pessoas que buscam por uma nova fonte de venda está percebendo isso.

Existe uma gama enorme de alimentos gourmet e que farão sucesso com o seu público, como por exemplo: churros, geladinhos, bolos, pipoca, coxinha e pastel. É claro se o seu forte for fazer cachorro quente, nada impede de produzir e vender um ótimo cachorro quente gourmet.

#28 Ganhe Dinheiro com Dropshipping

Dropshipping é o método de vendas no varejo no qual o vendedor não mantém nenhum produto em estoque. O dono da loja atua como um intermediário para a compra e é responsável somente por efetuar questões de marketing e vendas. Ele funciona como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original, daí a origem do nome dropshipping, ou seja, livre de remessa.

Por exemplo, você poderá vender pneu de moto sem ter um estoque do material. Tudo o que você precisa é de um fornecedor de pneu que faça a entrega após você ter vendido o produto.

Muitas pessoas estão vendendo produtos no Mercado Livre, no Amazon, no Aliexpress e Ebay utilizando este método.

Existem muitos vídeos orientativos sobre o assunto que poderão lhe ajudar na internet.

 

É isso pessoal. O Marketing Digital oferece uma grande oportunidade para você alcançar mais clientes e poder vender trabalhando em casa e obter uma renda extra. Aproveite as dicas daqui, veja a que mais se aplica a você e arregace as mangas e corra atrás dos seus objetivos. Quer um empurrãozinho a mais? Não aguenta mais o seu chefe? Coloque a foto dele na tela do seu computador. rsrs...

Autor: Vivago
Túlio Márcio Engenheiro Civil por profissão, esportista por hobby e viajante por paixão. Conheço todo o Brasil e tenho Minas Gerais como o meu país de coração.

Leia outros artigos

Anuncie seu negócio no Vivago

O Vivago e a melhor opção para você divulgar o seu negócio online!

Anuncie!