Você está em:
O Segredo de Comer Pouco

Meu pai sempre dizia que o segredo da mãe dele (minha avó) ter vivido 99 anos (nasceu em 1914 e partiu em 2014), foi o fato de sempre ter comido pouco. Segundo ele, sua mãe era uma pessoa reservada, não muito aberta aos encontros sociais (churrascos, por exemplo) e apreciadora do campo. Adorava uma taça de vinho e comia o necessário.

Hoje em dia, muitas pílulas e métodos são vendidos para rejuvenescer, mas até agora nada foi mostrado para prolongar a vida mais do que comer apenas o suficiente e jejuar, se necessário.

De acordo com um ditado, na vida você tem algumas respirações, alguns batimentos cardíacos e algumas porções de comida, e quando terminam você vai embora. Se é melhor consumi-los rapidamente ou lentamente depende do gosto.

Vejamos o povo japonês. O consumo calórico deles é menor do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mas a qualidade alimentar é muito superior. Em sua dieta, é comum a presença de peixes e frutos do mar ao contrário da nossa, insanamente indispensável a carne bovina e suína. O baixo teor de colesterol e a ausência de gordura saturada permitem que a população do Japão envelheça sem ganhar muito peso, mas já é possível conferir como a industrialização da nutrição diminui a expectativa de vida em algumas regiões do país. As pessoas ingerem mais sódio, alimentos processados e gordurosos, levando à maior mortalidade por doenças cardíacas.

Restringir a ingestão calórica protege os neurônios da velhice. Além disso, a capacidade de sobreviver a períodos de escassez aumenta se você for treinado para comer pouco. Assim era a vida no passado e assim são os animais até os dias atuais. Estes sobrevivem a períodos de escassez e vivem mais.

Hoje nos encontramos com o grande paradoxo global de que muitas pessoas morrem de fome e outras vivem menos porque comem demais.

Ainda sobre o hábito alimentar do japonês, não é necessário comermos peixe cru para garantirmos uma vida longa e saudável, a dieta brasileira é riquíssima e nós podemos tirar proveito dela. Podemos, por exemplo, comer o nosso peixe cozido no vapor com uma quantidade mínima de azeite ou grelhado. Temos muitos vegetais à disposição, e também conseguimos evitar frituras e refrigerantes.

O modo como o alimento é consumido pode ser tão importante quanto a dieta. No Japão, o hábito de lanches não é tão comum e o horário das refeições é mais fixo do que o de diversos países ocidentais. O japonês considera a alimentação um ritual.

EU RECOMENDO

- Uma dieta que envolva uma redução de 10-15% do chamado peso estabelecido.

- Coma pelo menos 0,5 g de proteína por dia e não mais que 1 g de gordura por quilo de peso corporal.

- Evite o açúcar branco, tanto quanto possível.

- Evite comer alimentos processados e elimine o refrigerante da sua vida.

- Pratique o jejum regularmente com base em sua experiência.

- Procure por um profissional da área para lhe ajudar na dieta e na alimentação saudável.

Caso queira saber mais sobre a dieta ideal para manter uma vida saudável e alcançar o seu peso ideal, sugerimos o e-book que trabalho com o método reversivo. Esta é a dieta que está sendo utilizada pela maioria das pessoas atualmente e, inclusive, é a preferida dos famosos.

Nela você encontra diversas receitas saudáveis e ao seu alcance. Um passo-a-passo alimentar diário, com saladas mediterrâneas, saladas Waldorf, receitas com peixes, carnes, macarrão de abobrinha e muito mais...

Para conferir, bastar acessar a imagem abaixo.

Comer pouco e saudável

W. Heni Cavalcanti Adoro viajar e conhecer cada cantinho do Brasil.

Leia outros artigos

Anuncie seu negócio no Vivago

O Vivago e a melhor opção para você divulgar o seu negócio online!

Anuncie!